sábado, 30 de janeiro de 2010

Corridas Aéreas

Resolvi fazer um post sobre corridas aéreas porque os eventos anuais estão para acontecer, inclusive, hoje começa o Aero GP que tem inicio nos Emirados Árabes, agora veja uma “breve” postagem sobre Corridas Aéreas.
Um pouco de história para vocês.
A Corrida Aérea é conhecida como ‘o esporte motor mais rapido do mundo’. A primeira Corrida Aéria da história aconteceu em 23 de maio de 1909 o Prix de Lagatinerie no aerodromo Port-Aviation ao sul de Paris, teve quatro competidores, mas nenhum terminou a corrida.


Em 1934, na lendária MacRobertson Air Race, que ia da Inglaterra até a Austrália onde o clássico de Havilland Comet
Em 1964, Bill Stead, um rancheiro do estado de Nevada e piloto, organizou a primeira Reno Air Race em uma pequena pista de terra chamada Sky Ranch perto de Sparks, Nevada. Depois mudaram para Reno Stead Airport e agora o evento acontece todos os anos no mês de setembro desde 1966, é um dos eventos mais tradicionais da atualidade.

Agora vamos voltar a atualidade.

Aero GP

AeroGPlogo

A Aero GP começou em 2005, mas foi idealizada em 2000.
O campeonato consiste em 3 modalidades:
  • Air Racing – É como qualquer outro esporte motor, só que as aeronaves voam a 10 metros do solo a quase 500km/h
  • Air Combat – É uma espécie de simulação de um combate ar-ar entre as aeronaves ao estilo “dogfight”* feito por pilotos altamente treinados com conhecimento militar.
  • Barnstorming: Consiste em vários desafios que requer muita precisão, tipo: passar por baixo de pontes, bombardear alvos, tocar a ponta da asa na agua, enfim, abrange uma série de loucuras manobras.
Não existem muitas informações técnicas sobre a Aero GP. Então, veja os vídeos e fotos:

Aero-gp (1) Aero-gp
Aero-gp (4) Aero-gp (3)
Aero-gp (6) Aero-gp (5)
Aero-gp (7) Aero-gp (2)





*Dogfights é uma modalidade de combate aéreo em que a aeronave persegue a outra a poucas dezenas de metros, é um combate de curto alcance, muito utilizado na Primeira e Segunda Guerra Mundial, onde as armas mais comuns eram canhões e metralhadoras.




Red Bull Air Race
Red_Bull_Air_Race_Logo

A Red Bull Air Race World Series, foi criada em 2003 pela Red Bull, é um campeonato de corridas internacional, onde os melhores pilotos acrobáticos competem individualmente contra o tempo em um percurso passando por vários pilões especiais que são chamados de “Air Gates”.
O vencedor é o que termina o percurso no menor tempo com o menor numero de erros possível.
Veja as como funciona a Red Bull Air Race:
Sessões da corrida
Treino: é feito dias antes do Dia da Classificação. Na parte final do treino é que se determina a ordem de largada para a Classificação.
Classificação: é feito um dia antes do Dia da Corrida e inclui 2 sessões de classificação, o piloto com o melhor tempo na classificação ganha 1 ponto.
Wild Card: é no Dia da Corrida, onde os 5 pilotos mais lentos da classificação competem por duas vagas remanescentes no ‘Top 12’. Os resultados da ‘Wild Card’ determinam a posição do 13º até o 15º colocado na classificação geral.
Top 12: é no Dia da Corrida. Os mais rápidos da Classificação e da ‘Wild Card’ competem por uma vaga no ‘Super 8’. Os resultados do ‘Top 12’ determinam a posição do 9º até o 12º colocado na classificação geral.
Super 8: os 8 mais rapidos do ‘Top 12’ competem no ‘Super 8’. Apenas 4 pilotos se classificam para a próxima fase, o ‘Final 4’. Os resultados do ‘Super 8’ determinam a posição do 5º até 8º colocado.
Final 4: os quatro mais rápidos do ‘Super 8’ competem na ‘Final 4’ pelo 1º, 2º,3 º e 4º lugar.
Red Bull Air Race World Series/ Interlaken/Hungarian pilot Peter Besenyei (Team Red Bull) performs during the fith stage of the "Red Bull Air Race World Series", which took place today 15-7-07 in Interlaken/ Switzerland
 Free picture for editorial only: Joerg Mitter for Sports&News Redbair (1)
Potuação
Posição Pontos
12
10
9
8
7
6
5
4
3
10º 2
11º 1
12º 0
13º 0
14º 0
15º 0
Classificação 1
Regras
Os ‘Air Gates’:
  • Azul: deve ser passado reto e nivelado.
  • Vermelho: deve ser passado no eixo da faca.
  • Chicanes: deve ser passado em slalom(zig-zag), não importando como o faça.
Eles tem 20 metros de altura e são separados a uma distancia de 10 a 15 metros dependendo do tipo.
Redbair (3)
Penalidades
2 segundos:
  • Passar alto de mais sobre o ‘Air Gate’.
  • Inclinação horizontal incorreta ao cruzar o ‘Air Gate’.
  • Inclinação vertical incorreta do eixo da faca ao cruzar o ‘Air Gate’.
6 segundos
  • Tocar no ‘Air Gate’, podendo até causar a desclassificação.
Desclassificação:
1. Vôo perigoso:
  • qualquer forma de vôo perigoso
  • voar muito baixo
  • voar próximo aos espectadores
  • voar a mais de 12gs
  • voar a mais de 200knots(370 km/h) através do primeiro ‘Air Gate
2. Não voar o percurso correto:
  • desviar-se do percurso pré-escrevido.
  • não executar a manobra acrobática pré-escrevida.

Aeronaves
Os competidores usam aeronaves acrobáticas de alta performance como:
Zivko Edge 540
KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

MX Aircraft MX2
mx2

Extra 300
extra

Todas as essas aeronaves tem a envergadura da asa menor que 8 metros e velocidade máxima de 220 até 230Knots(406 até 426 km/h) e são equipadas com motores Lycoming AEIO-540 de 300hp. Os pilotos podem fazer melhoras estruturais em suas aeronaves e mudanças nos motores para obter mais potência. Mas, existem limites para as modificações, para não interferir na segurança.

Redbair (5) Redbair (4)
Redbair (6) Redbair












Reno Air Race
RARALogo2009
Enfim a minha preferida, e eu tenho o enorme prazer em gabar o evento.
A Reno Air Race é conhecida também por National Championship Air Races, surgiu em 1964, e é a mais tradicional, na minha opinião é a melhor, porque nela competem desde pequenos aviões até Jatos, inclusive caças da WWII(Segunda Guerra Mundial) e é isso que torna a Reno Air Race bem excitante, aqueles velhos passaros de guerra passando próximo a paltéia a uma altitude bem baixa.
O evento acontece sagradamente no mês de setembro desde 1966, na cidade de Reno no estado de Nevada nos Estados Unidos.
As categorias da Reno Air Race:
Biplanos
A classe é representada por pequenos biplanos acrobáticos, o curso da corrida é de 3,18milhas (5,11km) os aviões atingem até 170 knots (314km/h).
bi b2

Formula 1
Todas as aeronaves devem ser equipadas com motores Continental O-200 de 100hp, o peso e tamanho de cada componente do tamanho tem que estar de acordo com as especificações operacionais do fabricante do motor. A área da asa deve ter 6,1m², peso de 227kg ou mais, trem de pouso fixo, e hélices de passo fixo. As aeronaves mais rápidas da categoria chegam a quase 220Knots(402km/h) o percurso é de 3.12 milhas(5km).

f1 f12

Sport
A Classe Sport é uma categoria nova e inovadora, nela competem aeronaves construídas em casa, com kits de construção de alta performance. Os motores devem ter menos que 650ci(10651cc, 10.6l), todas as aeronaves devem ter um Certificado de Aeronavegabilidade da FAA. O percurso é de 6.12 milhas(10.2km) os aviões atingem aproximadamente 300knots(563km/h)
sport sport2 

T-6
Na Classe T-6, logicamente, são permitidos apenas os originais T-6 “Texan”, o construído no Canadá “Harvard” e a versão da US Navy(Marinha dos Estados Unidos) “SNJ”.
Todas as variações do T-6 são equipados por motores radiais Pratt & Whitney Wasp R-1340-AN-1 refrigerados a ar, que desenvolvem por volta de 600hp, todos tem a mesma estrutura.
O T-6 geralmente desenvolve até 200knots(370km/h) no fim da corrida num curso de 5.06 milhas(8.4km) em Reno.
Como todos os aviões da classe são iguais, ela acaba se tornando a corrida uma das mais excitantes, a corrida tem ênfase na habilidade e estratégia do piloto para vencer em vez da máxima performance das aeronaves.
t6 t63

Jet
A Jet Class foi inaugurada em 2002 apenas como classe convidada, onde só corriam os jatos L-39 “Albatroz” que desenvolvem velocidades maiores que 350Knots( mais de 643km/h). Em 2004, patrocinadores se interessaram pela categoria abrindo a categoria para qualquer piloto qualificado e aeronave. O percurso da corrida é de 8.4 milhas(15,5km)
Jet Jet Class

Unlimited
Enfim a minha favorita de todas, a Classe Ilimitada, ela é aberta para qualquer aeronave com motor a pistão com peso vazio maior que 2041kg(a restrição de peso foi implantada em 2005), com exceção de alguns modelos construídos em casa, a Classe Ilimitada é popular por causa dos caças da Segunda Guerra Mundial originais ou modificados, os tipos mais comuns são os P-51 Mustang, F-8F Bearcat e Hawker Sea Fury. Nessa classe as aeronaves alcançam mais de 430Knots(800km/h). O percurso da corrida é de 8.4 milhas(15,5km).
Unl September Fury Unl p51

Cada classe tem um percurso, e são 8 voltas em cada classe.
Percursos:
course2002







Fotos e mais fotos, estão todas com uma resolução boa, servem até como papel de parede, pra quem gosta de avião como eu é um prazer olhar pra essas maquinas da década de 40
National Championship Air Races & Air Show - 2007 National Championship Air Races & Air Show - 2007
H.home t62
Reno (2) Reno (1)
Reno (4) Reno (3)
Reno (6) Reno (5)
Reno (8) Reno (7)
Reno (10) Reno (9)
Reno (12) Reno (11)
Reno (14) Reno (13)
Reno (16) Reno (15)
Reno (18) Reno (17)
Reno (20) Reno (19)
Reno Reno (22)
Reno (23) Reno (21)
That's all folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar bem ou mal, mas comenta, ou não...