quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Comaparação técnica entre os modelos '09 e '10 da Formula 1

Comparação técnica de frente '09/'10






Frente-a-frente, os modelos de 2010 são um pouco diferentes dos modelos de 2009, as rodas dianteiras são mais estreitas (1) e a carroceria foi retrabalhada e alargada na parte traseira para acomodar o tanque maior (2) que foi obrigatório após a proibição de abastecimentos durante a corrida, Os pneus da frente mais finos – para corrigir o desequilibro da aderência das rodas dianteiras e traseiras, que foi causado pela volta dos pneus Slicks no ano passado – aumentam o espaço entre as rodas e o chassis, tornando assim essa parte mais importante aerodinâmicamente, então espera-se que haja alguns componentes aerodinâmicos nessa parte.



Comparação técnica lateral '09/'10



Com a proibição do reabastecimento em 2010, houve implicações técnicas. A capacidade do tanque de combustível (2) quase dobrou, em 2009 era de 120 litros, agora tem por volta de 235 litros, com isso peso mínimo do carro foi aumentado de 605kg para 620kg. Para acomodar o tanque maior, a distancia entre eixos foi aumentada em aproximadamente 15 cm, logo, o carro ficou maior. Outra mudança foi que as calotas(1) fora proibidas em 2010. Primeiramente isso evitaria problemas durante a troca de rodas no pit stop, que com a proibição do reabastecimento vai ficar incrivelmente rápido. Provavelmente menos que 4 segundos

Comparação técnica de cima '09/'10


As novas mudanças são bem mais visiveis vistos de cima. Com a proibição do reabastecimento, o tanque de combustivel (4) estã mais largo e longo. A distancia entre eixos está aproximada mente 15 centimetros maior(6), pra acomodar o tanque maior, como ja foi dito, as equipes podem optar por mover o cockpit para frente(3) ou construir caixa de marchas menores (5) para compensar o aumento do tanque. E na frente, as rodas mais finas (2) podem mudar as caracteristicas de pilotagem e de dsitribuição de peso do carro, enquanto o piloto controla o angulo da asa (1) no cockpit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar bem ou mal, mas comenta, ou não...